Cancro - Controlar os efeitos colaterais
A Yoga Terapia tem a capacidade de reduzir o stress psicológico causado por um diagnóstico de cancro e pode ajudar com os sintomas físicos e efeitos colaterais do tratamento.
Um diagnóstico de cancro pode consumir todas as áreas da vida de um paciente, especialmente o seu estado mental. Implementar o autocuidado e o relaxamento nas suas rotinas, ao mesmo tempo em que têm inúmeros tratamentos e as necessidades naturais do dia-a-dia, é extremamente importante para quem vive com cancro.
Através da ligação corpo e mente por meio da respiração, movimento e meditação é possível melhorar o estado geral da pessoa e prepara-la para a grande dificuldade que é enfrentar esta fase da sua vida.
Pacientes com cancro que praticam yoga regularmente descobrem que a sua qualidade de vida e as complicações de seus estados emocionais e físicos melhoraram drasticamente. Impacto psicológico e emocional
As pessoas relatam frequentemente aumento da ansiedade e depressão após receberem o diagnóstico de cancro. Alguns sintomas incluem dificuldade para dormir, fadiga, incapacidade de concentração e aumento dos padrões de pensamento negativo. Foi comprovado que a Yoga Terapia reduz o sofrimento psicológico, incluindo sintomas de ansiedade e depressão.

Pode ser um desafio para os pacientes com cancro evitar que as suas mentes divaguem, fiquem no passado ou se preocupem com o futuro. Os exercícios de meditação e respiração profunda permitem-lhes clarear a mente e concentrar-se na respiração, o que traz o foco para o presente.
A Yoga terapia cria uma sensação de autorregulação e consciência tornando mais fácil para o paciente lidar com situações stressantes. Essas habilidades são incrivelmente úteis no tratamento de muitos fatores que acompanham um diagnóstico de câncer.
A Yoga terapia também facilita a experiência espiritual e paz interior, que pode ser perdida no diagnóstico inicial.
A Yoga terapia não é útil apenas durante o tratamento. A atenção plena alcançada durante a prática de Yoga terapia leva à sobrevivência pós-tratamento. Pode ajudar a limitar a ansiedade causada por intervalos mais longos entre as visitas ao médico, o medo de recorrência e as incertezas dos exames de acompanhamento.

A Yoga terapia
tem sido usada para controlar muitos dos efeitos colaterais resultantes do
tratamento do cancro, incluindo quimioterapia, radioterapia e cirurgia.
Uma variedade
de diferentes alongamentos e movimentos, que devem ser ajustados para atender
às necessidades específicas do paciente, podem reduzir a dor e a rigidez.
Posturas para o
abdômen podem controlar a perda de apetite, náuseas e vômitos induzidos pela
quimioterapia.
O controlo
desses sintomas pode melhorar a capacidade do paciente de dormir, melhorando,
portanto, sua capacidade de funcionar e sua qualidade de vida.