Desenvolver a mente neutra

“Quando não consegues alcançar a mente neutra, tu és reativo. Ages como um animal e não como um humano. Lamento dizer isso, mas é verdade. Quando não consegues alcançar a mente neutra, tu nunca sabes o que é certo e o que é errado. Não tens clareza e certeza na tua alma. ” -Yogi Bhajan

Mente Neutra, o que é?

A vida humana não é propriamente “um mar de rosas” e somos desafiados a cada curva do caminho a enfrentar desafios e decisões que nem sempre nos são confortáveis. Nestes dois últimos anos então, os desafios foram universais e coletivos e estamos a ser desafiados a saber o que queremos para nós e para uma nova Terra que se impõem construir.

Aprender a viver com uma mente neutra pode ser uma das maiores ajudas para alcançar uma vida de tranquilidade e sucesso. 

Nos ensinamentos de Yoga Kundalini considera-se que o Ser Humano é composto de 10 corpos, sendo o quarto corpo, a mente neutra, a parte da mente que está em conexão direta com a orientação da nossa Alma. 

Ao contrário dos outros animais que possuem apenas o corpo físico, nós somos constituídos por 10 corpos. É isso que nos dá a vantagem, como humanos, de desenvolver um estado mais profundo de consciência. A mente neutra é uma faceta tão importante do ser humano que é representada como o quarto corpo e é ligada com a vibração da energia do Chakra do coração.

A mente neutra trabalha com a mente negativa e a mente positiva para observar a vida e orientar o processo de tomadas de decisões. Quando um pensamento ou ideia chega ao sistema nervoso, ele é primeiro processado pela Mente Negativa e depois pela Mente Positiva. Idealmente, o pensamento flui para a Mente Neutra, onde aceitamos a situação e, então, seguimos com a ação apropriada.

A mente neutra não se trata de pesar prós e contras (é para isso que servem as mentes negativa e positiva). A mente neutra opera além da polaridade do bom e do mau. Quando as decisões são feitas com a mente neutra, elas movem-nos em direção à ação correta. A mente neutra é como uma balança. Ele equilibra e pesa as informações que lhe são oferecidas pela mente positiva (o que me dá felicidade, o que é bom, o otimismo) e pela mente negativa (o que pode dar errado, o medo de não ser capaz, o receio do que não é conhecido). Ela eleva-se acima dos detalhes do mundo para dar uma determinação mais neutra e compassiva, do melhor caminho a seguir. 

Ter uma prática espiritual diária é a maneira mais segura de apoiar o chakra do coração e a mente neutra. Permite a libertação das emoções reprimidas e da negatividade e liberta as toxinas do Corpo Físico. 

Estabelecer uma prática regular de meditação é fundamental. A meditação treina a mente para não reagir descontroladamente aos estímulos o que te permite a abordagem dos problemas de uma forma mais tranquila e real. 

Um dos propósitos da meditação é desenvolver esta mente neutra e a verdadeira neutralidade para se enfrentar os desafios dos tempos atuais. Ela é uma ferramenta poderosa. Até que estejamos capazes de ter uma mente clara, somos escravos das emoções que nos tornam reativos a esses desafios e problemas que vamos encontrando ao longo do caminho de vida. Estas respostas e reações são comandadas pelo nosso eu animal, o instinto que está programado para a sobrevivência imediata. 

A prática de Bakti Yoga, ou as meditações devocionais com mantras são uma forma poderosa de nos alinharmos à energia da mente neutra pois representa a nossa entrega a algo maior que nós, que não controlamos ou dominamos. E esta é a maior causa do sofrimento humano. Querer dominar ou controlar a vida. E isso, todos nós que já cá andamos há alguns anos, sabemos que não está, de todo, nas nossas mãos!.

Ana Rute

Ana Rute

Professora de Yoga e Yoga Terapeuta

Mais artigos:

Subscreve Newsletter

Aprende mais acerca da Yoga Terapia

Partilha:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Encontra a presença e tranquilidade

Irei esclarecer todas as dúvidas específicas, como o Yogaterapia pode ajudar no seu caso pessoal. CONTACTO DE ESCLARECIMENTO