O QUE É O SOM OM?

OM é um mantra antigo que os sábios acreditam ser o som da criação universal. Diz-se que a tradução literal de OM é “tudo e todos”, significando que OM representa o mundo inteiro e todos os seus sons.
Om representa o criador e quando cantas ‘Om’ consegues sentir todo o universo.
A Vibração Om ecoa por todo o corpo. Quando cantado corretamente, ele preenche o corpo com positividade, calma e energia.
Pronunciado corretamente, o OM tem três sílabas e é pronunciado AUM. Quando entoado, o OM vibra na frequência de 432 Hz – a mesma frequência vibracional encontrada em todas as coisas da natureza.
De acordo com Paramahansa Yogananda, autor do clássico texto Autobiografia de um Iogui, “OM ou AUM dos Vedas tornou-se a palavra sagrada Hum dos tibetanos, Amin dos muçulmanos e Amén dos egípcios, gregos, romanos, judeus e cristãos. Com o tempo, o OM também se tornou um símbolo da prática de Yoga.
Nos Upanishads, uma escritura importante da tradição do Yoga, dizem que OM é o som da vibração do universo e segundo Patanjali cantando o OM podemos alcançar a absorção total, todos os obstáculos desaparecem e a consciência é alcançada. Ao cantar este som a ilusão da separação é cortada.

O som OM é criado pela síntese dos sons A – U – MMM que juntos formam o som AUM.
O Som A é vibrado na região da barriga,
O Som U na garganta
O som MMM na cabeça.
Isto faz criar a harmonia nessas áreas do corpo.
Podes fazer a experiencia colocando a mão em cada uma das áreas para sentires por ti a vibração do som.
A CIÊNCIA E O SOM OM
Muitos estudos foram feitos sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos da prática da meditação usando a palavra OM. Tradicionalmente, acredita-se que aquele que percebe o OM funde-se com o supremo.
Cientificamente, OM é um monossílabo, que ajuda a desacelerar a respiração e prolongar a expiração quando entoado. Um estudo publicado em 1998 mediu as mudanças do sistema nervoso autónomo provocadas pela repetição mental desse som e os resultados mostraram que os participantes experimentaram um aumento no foco, respiração mais lenta e rítmica, bem como ajuste do córtex frontal.
De acordo com outro estudo científico, cantar o OM traz um estado de consciência onde não é necessária a concentração. O estudo também sugere que há uma combinação de alerta mental com repouso fisiológico durante a prática da meditação OM.
STRESS E ANSIEDADE
Os estudos científicos mostraram que quando entoado o som OM, são produzidas no cérebro ondas Alfa que induzem um estado de calma e relaxamento atuando no sistema nervoso parassimpático.
Como o OM é reconhecido como o som básico do universo, cantá-lo simbolicamente e fisicamente sintoniza-nos com esse som conecta-nos com tudo, no mundo e no universo. A pronúncia rítmica e as vibrações têm um efeito calmante no corpo e no sistema nervoso. Isso, por sua vez, reduz a pressão arterial e melhora a saúde do coração.
Além de reduzir os sinais fisiológicos de stress, cantar OM também pode ser uma atividade terapêutica. Um artigo publicado em 2008, explorou como a estabilidade da mente pode ser alcançada cantando OM. O estudo descreveu uma pessoa normal cantando o OM e comparou-o à mesma pessoa cantando OM após alguns dias de prática. O estudo concluiu que, embora “as pessoas normais não tenham estabilidade inicialmente na sua mente”, a prática repetida de cantar OM pode permitir que “a mente das pessoas stressadas alcance a estabilidade após alguns dias ou semanas.”
Resultados semelhantes foram encontrados num artigo de pesquisa que explora os “efeitos benéficos da entoação do OM na depressão, ansiedade, stresse e cognição em mulheres com hipertensão” Os resultados do estudo mostraram que seis meses de entoação de OM melhoraram significativamente a pressão sistólica e diastólica, a pulsação, a depressão, a ansiedade e o stresse.
Portanto, embora uma única sessão de entoação de OM possa não reduzir o stresse e a ansiedade, a prática repetida realizada da maneira correta parece trazer grandes benefícios.

BENEFÍCIOS DE CANTAR OM
- Há estudos que comprovam a redução da ativação límbica, diminuindo os pensamentos ruminantes e a ativação da amígdala.
- Outro estudo comparou a meditação com o cantar do som Om e o resultado foi que com o OM o ritmo cardíaco é significativamente reduzido.
- Aumenta a capacidade pulmonar e torna mais fácil estabilizar a respiração. Ajuda a alongar a expiração.
- O som é inspirador.
- Experienciar a sensação do som é uma forma fácil de conectar com o que o corpo sente.
- A repetição do som OM leva a estados meditativos, pelo que reduz a ruminação e leva à resposta ao relaxamento
- A vibração gerada ao cantar OM é ótima para a medula espinhal e para a coluna vertebral.
- O som que é criado ao cantar OM também é considerado benéfico para as cordas vocais e para glândula tireoide.
- Muitos estudos sugerem que o canto relaxa o estômago.
- Acalma a mente, ajuda à conexão com o teu eu interior e isto traz-te muita paz. Leva a um estado de meditação que proporciona um relaxamento profundo.
- Ajuda a controlar a raiva aumentando os níveis de tolerância.
- Desintoxica o corpo, elimina todas as toxinas prejudiciais, limpa o corpo por dentro e fá-lo brilhar por fora. Enche o corpo de energia positiva e limpa a aura.
- Ajuda a uma melhor compreensão das emoções, permitindo-lhe ver as situações com uma mente clara e racional. Ajuda ao equilíbrio das emoções e a pensar com clareza.
- Melhora a concentração e ajuda a focar.
- Produz vibração e som que são sentidos nas cordas vocais e nos seios da face. As vibrações abrem os seios da face e limpam as vias respiratórias.
- Tem benefícios cardiovasculares, diminuiu a pressão arterial e equilibra o ritmo cardíaco.
- Melhora a voz, dando força às cordas vocais e aos músculos ao redor delas.
- O canto regular deste Mantra eleva a jornada espiritual para uma maior felicidade e positividade
- Quando o OM Mantra é entoado em grupo, os efeitos são ampliados e isso produz vibrações positivas que carregam a todos em redor.
- O Foco no 3ª olho melhora a visão física.
MEDITAÇÃO AUM

Senta-te confortavelmente, fecha os olhos e sente-te enraizado.
Inspira profundamente e numa expiração, com a boca aberta canta AAAAAH e permite ao som a iniciar no abdómen.
Gradualmente arredonda os lábios e permite ao som que se transforme em OUUUUU e deixa-o vibrar na zona do peito e garganta.
Traz os lábios fechados e continua a pronunciar o som MMMMMM e deixa-o vibrar na face e na cabeça, na zona dos seios nasais e topo da cabeça.
Faz de novo uma respiração profunda e repete tornando o som o mais longo possível, mantendo o foco na respiração e na sequência.
AAAA | OUUUU | MMMM |
Boca aberta | Lábios redondos | Lábios fechados |
Abdómen | Peito/Garganta | Seios nasais e cabeça |
Passado | Presente | Futuro |