Regular a Hipertensão com Yoga Terapia

As práticas vão desde exercícios respiratórios, concentração, posturas físicas, direcionadas a este problema

Hipertensão

A hipertensão ou tensão alta é uma condição séria que pode levar a ataques cardíacos, tromboses ou mesmo à morte. Esta é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas. A única maneira de descobrir é fazendo exames regulares. 

heart, health, family

Em Yoga terapia usamos as práticas de yoga de forma natural para ajudar a controlar e a ultrapassar a Tensão alta. Estas práticas vão desde exercícios respiratórios, concentração, posturas físicas, direcionadas a este problema.

 

A Yoga terapia adapta os exercícios necessários e eficazes na regulação da tensão à condição física de cada um. As práticas podem ser efetuadas sentados numa cadeira e não necessariamente no chão como a prática de Yoga normal geralmente é praticada.

O que é hipertensão ou tensão alta?

A tensão arterial é a força do sangue nas artérias. A pressão certa varia de pessoa para pessoa e tem de ser regulada de forma ao sistema funcionar na perfeição. A American Heart Association considera 120/80 como o limite padrão de tensão arterial. Pré-hipertensão é quando o parâmetro está entre 120/80 e 140/90. Qualquer coisa acima de 140/90 é hipertensão e é perigoso.

O que causa tensão alta?

A hipertensão é uma condição independente, o que significa que não é desencadeada por outras condições médicas, como diabetes, problemas relacionados com o coração ou mau funcionamento dos rins.

O stress é um fator muito significativo na causa da hipertensão. Quando estás em stress, o coração bate mais rápido e os vasos sanguíneos contraem-se.

Outros fatores, como más escolhas de estilo de vida, incluindo fumar, uso de bebidas alcoólicas e abuso de drogas, também causam danos.

A falta de exercício físico ou o excesso de peso, também contribuem para a hipertensão.

Como controlar a hipertensão?

Nem uma tensão alta nem uma baixa é desejável; o equilíbrio é essencial no corpo. Embora hábitos alimentares saudáveis contribuam para manter o equilíbrio, o papel desempenhado pela mente é também muito importante.

E como podes harmonizar os dois? Ao praticar regularmente posturas simples, respiração coerente e relaxamento, estas práticas de yoga ajudarão a combater os problemas de pressão arterial.

AnaRute - Yogaterapia

E porque a Yoga Terapia ajuda?

Os asanas, posturas físicas do yoga, envolvem a respiração profunda e consciente enquanto sincroniza os movimentos do corpo. Eles podem ajudar a controlar a pressão arterial naturalmente, trabalhando a nível do sistema nervoso e ajudando a diminuir o ritmo cardíaco anormal.

As práticas de yoga ajudam a aumentar a imunidade e reduzir a incidência de problemas cardíacos, como ataques cardíacos e derrames.

A falta de descanso é a principal razão para o stress e a hipertensão. Com a Yoga terapia ajuda-se a regularizar os hábitos e padrões de sono.

A obesidade também pode levar à hipertensão. A prática regular de yoga e uma dieta melhorada regulam o peso corporal.

 

O yoga dá energia positiva ao corpo e à mente. Isso o torna mais feliz e mais esperançoso na vida. A longo prazo, isso ajuda a regular os níveis de pressão arterial.

Ana Rute

Ana Rute

Professora de Yoga e Yoga Terapeuta

Mais artigos:

Subscreve Newsletter

Aprende mais acerca da Yoga Terapia

Partilha:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Encontra a presença e tranquilidade

Irei esclarecer todas as dúvidas específicas, como o Yogaterapia pode ajudar no seu caso pessoal. CONTACTO DE ESCLARECIMENTO