Como Yoga Terapia beneficia pessoas com DIABETES?

Um número crescente de pessoas com diabetes recorre ao yoga de forma a manter a sua condição sob controlo e melhorar a qualidade de vida em geral.

Diabetes e Yoga Terapia

É bem sabido que a prática regular de yoga pode ajudar a
reduzir os níveis de stress, aumentar a mobilidade e flexibilidade e melhorar o bem-estar geral.

 

São esses benefícios que muitos especialistas em saúde
indicam como forma de controlar a diabetes e proteger contra outras condições médicas relacionadas.

Como a Yoga Terapia beneficia as pessoas com Diabetes?

A Yoga terapia é considerada uma opção promissora e económica no tratamento e prevenção da diabetes. Vários estudos sugerem esta terapia de corpo-mente como ajuda à redução da hiperglicemia relacionada com o stress e de ter um efeito positivo no controle da glicose no sangue.

Controlar o stress mental é uma das chaves do tratamento da diabetes. Quando estamos stressados, os níveis de açúcar no sangue aumentam promovendo as chances de complicações graves, como doenças cardíacas.

 

Usando técnicas de respiração controlada, meditação e posturas corporais, a yoga terapia proporciona aos pacientes uma resposta de relaxamento. Essa resposta, ajuda a regular o cortisol e as outras hormonas do stress, responsáveis pelo aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. Ambos desempenham um grande papel no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e as complicações relacionadas.

Ana Rute - Yoga Terapia

A Yoga terapia também pode tratar a diabetes ou, no caso do diabetes tipo 2, prevenir o desenvolvimento da doença:

ó  Rejuvenescimento das células pancreáticas – as posturas de yoga que auxiliam no relaxamento (asanas) alongam o pâncreas, o que pode estimular a produção de células beta produtoras de insulina.

ó  Exercício dos músculos – Como outras formas de exercício, o yoga aumenta a absorção de glicose pelas células musculares, que por sua vez, ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, melhora a circulação e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

ó  Promove a perda de peso – os exercícios de yoga podem reduzir o peso e melhorar o controle de peso, ambos essenciais para a proteção contra doenças como diabetes tipo 2, cancro e doenças cardíacas, bem como controle da diabetes.

ó  Melhora a atitude mental – a prática regular de yoga pode ajudar a concentrar a mente e criar a abordagem mental certa para lidar com o diabetes. 

Ana Rute

Ana Rute

Professora de Yoga e Yoga Terapeuta

Mais artigos:

Subscreve Newsletter

Aprende mais acerca da Yoga Terapia

Partilha:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Encontra a presença e tranquilidade

Irei esclarecer todas as dúvidas específicas, como o Yogaterapia pode ajudar no seu caso pessoal. CONTACTO DE ESCLARECIMENTO