Saúde Cardiovascular e o Yoga

Um grande número de estudos mostra que a yoga terapia beneficia muitos aspetos da saúde cardiovascular. Nos últimos anos, houve um grande aumento de cardiologistas e outros profissionais que reconhecem como estas práticas são benéficas.

Yoga Terapia e o Coração

Um dos benefícios mais claros do yoga para o coração é a capacidade de relaxar o corpo e a mente

O exercício físico que acelera a frequência cardíaca não é o único tipo de atividade física que pode ajudar a prevenir ou controlar doenças cardíacas. Um exercício baseado na serenidade e relaxamento é de extremo benefício para o coração.

Um grande número de estudos mostra que a yoga terapia beneficia muitos aspetos da saúde cardiovascular. Nos últimos anos, houve um grande aumento de cardiologistas e outros profissionais que reconhecem como estas práticas são benéficas.

Yoga é uma atividade mente-corpo que envolve a movimentação através de uma série de posturas corporais e exercícios respiratórios que podem melhorar a força, flexibilidade, equilíbrio e relaxamento.

A yoga terapia utiliza de diferentes formatos ou práticas, como hatha, kundalini, yoga nidra e outras, que focam em diferentes qualidades das práticas.

São usadas também abordagens específicas às dificuldades que os indivíduos possam ter. As práticas podem ser feitas em cadeira ou de outra forma fácil e acessível, de forma a que todas idades e condições possam beneficiar dos efeitos da yoga terapia.

Yoga como cura do stress

Um dos benefícios mais claros do yoga para o coração é a capacidade de relaxar o corpo e a mente. O stress emocional pode causar uma cascata de efeitos físicos, incluindo a libertação de hormonas como o cortisol e a adrenalina, que encolhem as artérias e aumentam a tensão arterial. A respiração profunda e o foco mental da yoga terapia podem resolver esse stress.

 

Preocupação e depressão geralmente seguem um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco, cirurgia ou diagnóstico de doença cardíaca. Como parte do plano geral de tratamento, a yoga terapia pode ajudar a controlar essa ansiedade.

Ana Rute - Yoga Terapia

Yoga terapia como impulsionadora do coração

Além de aliviar o stress, a prática de yoga terapia pode ajudar a reduzir a tensão arterial, os níveis de colesterol e a glicose no sangue, bem como a frequência cardíaca, tornando-se uma intervenção útil no estilo de vida.

Estudos mostram que as medições do sangue e a circunferência da cintura – um marcador para doenças cardíacas – melhoraram em adultos de meia-idade com síndrome metabólica que praticaram yoga durante três meses.

Outro estudo mostra que as práticas de yoga em ritmo lento duas vezes por semana reduziram a frequência de episódios de fibrilação arterial em pacientes com essa condição. Noutro relatório, pacientes com insuficiência cardíaca que praticaram yoga num programa de oito semanas mostraram melhoria na capacidade de exercício e qualidade de vida. Os marcadores de inflamação no sangue, que contribui para doenças cardíacas, também diminuíram.

Yoga como auxiliar de cessação do tabagismo

 

Algumas pesquisas indicam que a yoga terapia pode ser uma ferramenta útil para ajudar os fumadores a largar o vício de fumar. O tabagismo é um dos maiores fatores de risco para doenças cardíacas.

heart, curve, live

Algumas Definições

Artérias: os vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio para longe do coração para distribuição em todas as partes do corpo. As artérias parecem tubos ou mangueiras finas. As paredes são feitas de uma camada externa resistente, uma camada intermediária de músculo e uma parede interna lisa que ajuda o sangue a fluir facilmente. A camada muscular expande-se e se contrai para ajudar a circulação do sangue.

Glicemia: também conhecida como açúcar no sangue, a principal fonte de energia para as células do corpo. Os níveis de glicose no sangue aumentam após as refeições e diminuem quanto mais tempo passar sem comer. O nível de glicose no sangue é uma medida de quanta glicose está presente na corrente sanguínea. Um nível normal de glicose no sangue em jejum está entre 70 e 100 mg / dl (miligramas por decilitro de sangue).

 

Cortisol: hormona produzida pelas glândulas supra-renais por cima dos rins que envolvida na resposta ao stress. Esta aumenta pela manhã, induzindo à vigília e também aumenta durante o stress. A privação do sono, cafeína e álcool também podem aumentar os níveis de cortisol. Níveis cronicamente altos têm sido associados a baixa imunidade, ganho de peso e outros problemas de saúde.

Ana Rute

Ana Rute

Professora de Yoga e Yoga Terapeuta

Mais artigos:

Subscreve Newsletter

Aprende mais acerca da Yoga Terapia

Partilha:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Encontra a presença e tranquilidade

Irei esclarecer todas as dúvidas específicas, como o Yogaterapia pode ajudar no seu caso pessoal. CONTACTO DE ESCLARECIMENTO