O que é YOGA TERAPIA

Perguntas Frequentes sobre YOGA TERAPIA

O que é Yoga Terapia?

É um novo método de cura que nos chega através da antiga tradição do YOGA.
O Yoga existe há mais de 5000 anos mas a sua utilização como terapia surgiu nos anos 20 do século passado, através do mestre Kuvalyananda que usou métodos da ciência moderna para estudar os efeitos psicológicos e terapêuticos da aplicação do Yoga.
É um sistema que permite curar os desequilíbrios de cada pessoa através de técnicas ancestrais do Yoga. São usadas várias técnicas de equilíbrio da saúde tais como o movimento através de posturas físicas (Asanas e Mudras), exercícios respiratórios (Pranayamas), vibração do som através da palavra e da música (Mantras), Meditação e técnicas de Mindfulness entre outras técnicas complementares de cura.
Essencialmente Yoga Terapia é a aplicação de práticas específicas de Yoga (e Mindfulness) para aliviar condições físicas

Personalizado e Individualizado

Como Yoga Terapia difere do Yoga?

No geral o Yoga visa desenvolver a harmonia do corpo e mente e consequentemente tem efeito terapêutico e de bem-estar.
A Yoga Terapia usa práticas específicas de yoga e os seus benefícios para aliviar e melhorar doenças físicas e mentais e trazer mais entendimento aos doentes acerca dessas questões. O objetivo é tratar a pessoa de forma holística, vendo a pessoa como um todo: física, mental e espiritualmente, e assim ir à raiz da dor física ou mental.
Numa aula de Yoga podes sentir-te mais relaxado, mas com a Yoga terapia podes trabalhar a causa e o sintomas da condição que te desiquilibra.
Por exemplo: Um professor de Yoga mostra-te quais as posturas que te aliviam as dores nas costas mas um Yoga Terapeuta faz-te perceber porque te doem as costas e recomenda práticas físicas, respiratórias e de estilo de vida que melhoram o bem-estar das costas e de todo o teu Ser.

O que acontece numa sessão de Terapia de Yoga

As sessões são individuais e é feito um inquérito inicial para o Yoga terapeuta perceber o teu estilo de vida, quais as tuas preocupações e dificuldades e poderá também fazer-te uma avaliação física.
Depois serão ensinadas práticas personalizadas para ajudar à tua condição e habitualmente é dado um plano de práticas diárias que serão avaliadas e revistas nas sessões semanais. A relação entre ti e o Yoga Terapeuta é uma relação importante de confiança.

Que condições e doenças pode a Yoga Terapia ajudar?

A Yoga terapia é um importante complemento de cura para uma grande variedade de condições, nomeadamente:

  • Ansiedade
  • Stress
  • Depressão
  • Cancro e Pós Cancro
  • Dor de Costas
  • Dor-Crónica
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Doença Autoimune
  • Gravidez e Pós-Parto
  • Hiperatividade
  • AVC/Trombose
  • Etc…

Evidência Cientifica

Apesar da prática do Yoga existir por milénios a ciência ocidental só agora começou a entender os mecanismos por de trás dos seus efeitos.

O Yoga não é uma cura milagrosa para os problemas físicos e mentais, mas cada vez mais estudos confirmam a Yoga Terapia como promessa de alívio para um grande número de doenças crónicas:

STRESS

A resposta do stress tem um grande número de implicações graves no Sistema Humano de corpo e mente. As práticas de Yoga demonstram aliviar e curar esses efeitos de uma forma muito completa:

DOENÇAS CARDIACAS

O Yoga tem mostrado efeitos favoráveis na inflamação, no stress, no sistema nervoso e cardiovascular e nos riscos de doenças cardíacas

A FUNÇÃO IMUNITÁRIA

Este estudo sumariza os pontos chave de como o Yoga melhora a função da imunidade.