Ansiedade é um estado em que racionalmente as pessoas não conseguem parar os pensamentos tumultuosos que vêm à mente.
Em Yoga terapia não lhes é pedido que racionalizem os pensamentos para sair da ansiedade. Em vez disso, eles recebem ferramentas que os ajudam a reconhecer os pensamentos, sentimentos e ações que levam ao aumento da ansiedade e a aplicar métodos eficazes de autoapaziguamento. Com a prática de Yoga terapia, também aprendem inconscientemente a regular sua resposta ao stress e a desenvolver resiliência ao stress.
Alguém que sofre de experiências leves de ansiedade pode encontrar apoio em uma aula de yoga normal. Para aqueles cuja ansiedade é mais grave, no entanto, uma abordagem especializada de Yoga terapia (administrada por profissionais de Yoga Terapia altamente treinados que entendem os mecanismos físicos e psicológicos dos transtornos de ansiedade) será o eficaz e o mais apropriado.
Também quem tenha o corpo menos flexível e menos saudável, pode beneficiar da prática de Yoga terapia pois é adaptada à sua condição física e mental.

O impacto da ansiedade pode ser severo e há momentos em que as pessoas se sentem insatisfeitas com as soluções que lhe apresentam. Embora a medicação geralmente seja uma parte vital de qualquer plano de tratamento, os pacientes às vezes podem se sentir incomodados com os efeitos colaterais ou com a ideia de uma cura difícil.
Isso explica de alguma forma porque 56% das pessoas que vivem com transtornos de ansiedade procuram medicina complementar e alternativa, sugerindo um desejo generalizado de mais apoio fora dos planos de tratamento tradicionais.
Há uma crescente literatura científica a orientar a prática clínica na aplicação do Yoga como um tratamento da ansiedade, a Yoga terapia pode preencher essa lacuna e fornecer suporte adicional – ajudando as pessoas a regular sua resposta ao stress, aumentar sua resiliência e controlar a sua ansiedade.
Quando apoiada em pesquisas científicas e aplicada por profissionais qualificados, a Yoga terapia para ansiedade é uma opção de tratamento seguro e barato que pode ser usado a longo prazo.
Embora o Yoga seja uma prática antiga, notavelmente o sistema dos 8 ramos de Yoga contém muitos elementos usados em tratamentos modernos para ansiedade: reenquadramento cognitivo, recomendações comportamentais, técnicas de relaxamento focadas na regulação da respiração, atenção plena aos estímulos sensoriais, bem como métodos para maior flexibilidade cognitiva, concentração e regulação negativa de perigo.
As técnicas de respiração, em particular, oferecem um método por meio do qual as pessoas podem reduzir sua ansiedade a curto prazo, permitindo que se envolvam adequadamente com outras práticas terapêuticas. Junto com os movimentos básicos e as técnicas de relaxamento, elas podem facilmente tornar-se parte de uma ampla gama de vias de tratamento.
Como uma prática corpo-mente, o Yoga permite que as pessoas tomem consciência da ligação entre suas mentes e corpos de uma forma que pode ajudá-las a ficar menos ansiosas. Por exemplo, a respiração superficial pode contribuir para uma resposta elevada ao estresse, ou padrões repetidos de comportamento podem piorar a ansiedade geral (por exemplo, depender do álcool para se acalmar). O Yoga aumenta a consciência mente-corpo, além de oferecer uma forma de relaxamento que pode substituir mecanismos de enfrentamento prejudiciais.